terça-feira, 16 de abril de 2013

JESUS ESTÁ NO MEIO DE NÓS

Aspergir com água benta o local dos encontros de catequese antes das crianças chegarem.
 Decoração: Coraçõezinhos coloridos, de diversos tamanhos, espalhados pela sala de catequese Material: Coraçõezinhos crachás, coraçõezinhos coloridos de diversos tamanhos, fita para fixar, bombons, folhas para anotação, Sagrada Escritura, etiquetas Plano de Deus e Deus, Um coração para ser fixado sobre a Bíblia, estampa Santo Anjo com oração, CD e aparelho som, crucifixo, imagem de Nossa Senhora, folha com orações, folha com Sinal da Cruz a ser entregue para cada catequizando, Estampa ou imagem da Santíssima Trindade, vela, fósforo, um forro para pôr sobre a mesa onde serão colocadas a Imagem de Nossa Senhora e a vela, posteriormente a Bíblia.
Canto da acolhida :Enquanto as crianças chegam e se acomodam podem colocar uma música que fale do coração, por exemplo, "Que alegria você chegou" - Sementinha 4 - Paulinas
Receber cada catequizando, com aperto de mão e alegria... colocar um crachá de identificação em cada criança (os crachás devem ter o formato de coração).
 Início: Quando amamos alguém, uma das melhores declarações que podemos fazer e um dos maiores compromissos que podemos assumir é declarar para essa pessoa que a amamos de todo o nosso coração ou que nós lhe entregamos o nosso coração.
 Como podemos declarar nosso amor a nosso Bom Deus ?
 (ouvir as respostas) Sim! De muitas maneiras, uma delas é rezando, agradecendo ao Bom Jesus por todas as maravilhas que Ele realiza em nossa vida, por estarmos aqui reunidos e podermos fazer novas amizades, por Ele nos ter ajudado a corresponder ao Seu chamado e pedindo também que Ele nos ajude em todas as nossas necessidades, e em especial a reconhecermos o que têm nos afastado DELE.
 Antes de iniciar nossa oração fazemos o sinal do cristão. Alguém sabe me dizer qual é?
 (Ouvir as respostas) Sim! O sinal do cristão é o sinal da Cruz. Ele indica a quem pertencemos.
Vocês já sabem como devemos fazer o sinal da Cruz?
(Ouvir respostas e pedir que alguém mostre) Vamos aprender um pouco mais sobre este sinal tão importante e a fazê-lo corretamente. Vocês sabem quando e como a cruz se tornou o sinal de todos os cristãos?
 (Ouvir as respostas) Como você já sabe, Jesus morreu pregado numa cruz há quase 2000 anos. (chamar atenção para o crucifixo) Naquele tempo era comum condenar os criminosos a morrer assim. E, às vezes, morriam também na cruz pessoas condenadas injustamente como Jesus. Como Jesus morreu na cruz, esta se tornou o sinal de todos os cristãos. Quem é cristão?
(ouvir as respostas) Cristão são todos os que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Você também é um cristão. Quem sabe me dizer quando nos tornamos cristãos?
 (Ouvir as respostas) É pelo Sacramento do batismo que nos tornamos cristão. Nós podemos fazer o sinal da Cruz de dois modos: Um mais completo que nós chamamos persignar, o fazemos na Santa Missa quando é enunciado o evangelho que será lido,( poderá ser mostrado, mas não ensiná-lo agora só mais tarde quando aprenderem o sinal mais breve) mas não aprenderemos a fazê-lo agora, e outro mais breve (mostrar a estampa da menina fazendo o sinal da Cruz e até fixá-la à frente das crianças), que chamamos benzer (abençoar) e que aprenderemos a fazê-lo desde já e corretamente. O fazemos levando a mão direita à testa dizendo: Em Nome do Pai, prolongando o sinal até o centro do peito, dizendo , e do Filho, e depois o outro sinal do ombro esquerdo para o ombro direito, dizendo, e do Espírito Santo. Amém!” A palavra AMÉM, com que terminamos as orações é uma palavra hebraica que quer dizer: Assim é; assim aconteça; é verdadeiro o que disseste, deves confiar, acredita, assim seja.
 Devemos prestar atenção a um detalhe muito importante... (Mostrar a imagem da Santíssima Trindade) Quando fazemos o sinal da Cruz dizemos: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, invocamos sobre nós as Três Pessoas da Santíssima Trindade: que são Três Pessoas num só DEUS. Por isso usamos a palavrinha e... Não podemos separá-Los, pois o Amor que uniu o Pai e o Filho foi tão forte e tão essencial, que Se transformou na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por ser este o sinal dos cristãos, você deve fazê-lo sempre e com muito respeito e amor a Deus, sem pressa e sem dizer ou fazer brincadeiras. Quando você costuma fazer o sinal da Cruz?
 (ouvir as respostas) Sim! O Sinal da Cruz deve ser feito logo que acordamos, para que DEUS, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia. Devemos também marcar a nossa fronte com o sinal da Cruz: a cada movimento, a cada passo, ao entrar ou sair de casa, ao acender as luzes, antes de comer e beber, quando nos reunimos para praticar alguma ação, ou no ato de partir para qualquer lugar, antes de começar nossas orações e após terminá-las, quando passamos em frente a Igreja, ao entrarmos na Igreja. Vocês já observaram onde a cruz está presente?
 (ouvir as respostas) A cruz está sempre presente dentro e fora das Igrejas cristãs, nas vestes do Sacerdote, nos terços, na hóstia, na bíblia, nas portas, nos altares, nas torres, quando abrimos os braços, vemos também a cruz sobre muitos túmulos dos cemitérios cristãos, também na casa de pessoas cristãs é comum vermos uma cruz na parede ou sobre um móvel. (entregar às crianças uma folha com os lugares onde costumamos encontrar o sinal da Cruz e a estampa de como fazê-lo corretamente)
 Momento da Oração: Agora que já sabemos fazer o sinal da Cruz vamos fazê-lo e rezar juntos a oração do nosso livro : "Senhor Deus, nosso Pai, no início da caminhada da catequese queremos pedir Tua bênção. Ajuda-nos a crescer em idade, sabedoria e graça, fortes na fé e fiéis aos ensinamentos de Jesus. Dai-nos, Pai bondoso, a alegria de conhecer e amar Jesus. Ele é Teu Filho e é Deus também. É nosso Irmão e Nosso Senhor. Ele veio à terra para conduzir-nos pelos caminhos da paz. Que possamos viver como Jesus viveu. Amém!" Vamos agora colocar nossos pedidos ao Bom Deus. (Perguntar se alguém tem alguma intenção que deseja colocar) senão fazer um momento de silencio e cada um faz seu pedido pessoal e particular (Dar “um” minutinho) Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração do Santo Anjo (entregar o santinho para as crianças). Uma outra forma de declarar nosso amor a Jesus e Maria é nos consagrando à Eles, vamos fazer a consagração dos nossos encontros de catequese à Jesus através de Maria. (Fazer uma oração de consagração com as crianças)
 DINÂMICA – DEUS NO CORAÇÃO
 1 – Confeccionar corações de acordo com o número de catequizandos.
 2 – Distribuir aos catequizandos para escrever o nome de DEUS dentro do coração.
 3 – Pedir aos catequizandos para se encontrarem dentro do nome de DEUS (Circular “eu”) 
4 – Conversar sobre o Deus misericordioso que está dentro de cada um de nós. 

 E estes cartões foram distribuidos entre os catequizandos, junto com um lembrete para os pais com o horário dos encontros e um pedido para que não esquecessem a bíblia.

Um comentário:

  1. OI MANOEL, POR ONDE ANDAS QUE NUNCA MAIS POSTOU NADA....
    DILZA

    ResponderExcluir